Educação financeira para pequenos empreendedores

Ao organizar o setor financeiro de uma empresa, é possível levantar custos, desperdícios, o nível exato de endividamento e os investimentos que não estão se mostrando um bom negócio.

Você está com dificuldades para organizar o setor financeiro da sua empresa? Confira as dicas que poderão te ajudar a minimizar os gastos e garantir a eficiência do seu negócio!

  • Separe as suas contas pessoais das empresariais!

Um dos passos mais importantes em ter controle sobre as finanças do seu negócio, é ter a disciplina de separar a vida financeira da empresa, da vida financeira da pessoa física. Sabemos que muitas vezes, é mais fácil fazer um pagamento de conta pessoal utilizando o conta da empresa, ou receber o pagamento de um cliente em dinheiro e depositar na conta pessoa física. No entanto, é importante lembrar que estes são dois mundos financeiros que devem ser mantidos separados sempre. Afinal, como será possível entender de verdade a situação financeira da sua empresa se os custos e recebíveis dela estão entrando e saindo por diversas fontes?

Aqui a dica é simples: tenha contas bancárias separadas para a pessoa física e a pessoa jurídica. Depois disso, é necessário ter disciplina. Não se deixe ser vencido pela preguiça ou comodidade, sempre faça os seus pagamentos e recebimentos através das contas corretas para manter o fluxo de caixa do negócio sempre separado.

  • Acompanhe o seu fluxo de caixa, custos e lucro

Agora que você já separou as suas contas pessoais das da empresa, você poderá ter uma visão mais clara sobre o seu fluxo de caixa. Ou seja, toda a visão sobre o que entra e sai financeiramente da sua empresa. Além de saber o total de pagamentos e recebíveis que você tem todo mês, você deve entender o que constitui cada um deles. Além dos pagamentos e recebíveis, um terceiro número importante que nasce destes dois é o lucro do seu negócio. Conhecendo bem, e monitorando os custos e recebíveis do seu negócio, você poderá entender o quanto de lucro a sua empresa está gerando. 

  • Planeje para curto, médio e longo prazo

Quando falamos de dinheiro, o planejamento é sempre o seu maior aliado. Mas precisamos ficar atentos ao planejamento financeiro não só para o momento atual, mas  também pensar sobre o curto, médio, e longo prazo da empresa. O processo de planejamento requer que você leve em consideração a situação da sua empresa, os objetivos que você tem para o seu negócio, e como você pretende chegar lá. 

O acompanhamento e planejamento financeiro acaba sendo uma grande dificuldade, principalmente para novos e pequenos empreendedores, a nossa maior dica é para que você tire um tempo diário par cuidar disso e busque informações através de cursos, consultorias ou empresas do ramo.