
New Brighton Beach, na Inglaterra: obra financiada por artistas britânicos do Sand In Your Eye chama a atenção para a COP26, que será realizada em novembro/21 na Escócia. (Getty Images/Christopher Furlong)
Uma pesquisa realizada pela Euromonitor International concluiu que 67% dos consumidores tentaram causar um impacto positivo no meio ambiente por meio de suas ações cotidianas em 2021.
Os consumidores têm feito escolhas mais sustentáveis e ao mesmo tempo tem exigido transparência das marcas. Essas ações climáticas ganharam força e extensão com a COVID-19, sendo precursora para uma nova economia “net zero” em emissões de carbono.
Em 2021, um terço dos consumidores globais reduziram ativamente suas emissões e um quarto usou créditos de carbono para compensá-las.
O planeta está no topo da agenda
Cinco principais categorias de Beleza e Cuidados Pessoais com atributos de carbono neutro/carbono reduzido
Empresas estão explorando o crescente mercado de neutralidade de carbono. Entre outras medidas, empresas estão ajustando seus portfólios para atender à demanda dos consumidores por produtos com menor pegada planetária e ecológica. Em 2021, 39% dos profissionais indicaram que sua empresa planejava investir em inovação de produtos de baixo carbono e no desenvolvimento e lançamento de produtos sustentáveis. A viabilidade financeira continua sendo um obstáculo para tornar os produtos sustentáveis uma tendência. Em 2021, 43% dos profissionais relataram que a falta de disposição do consumidor em pagar mais por esses produtos era uma barreira significativa, dificultando as iniciativas de sustentabilidade das empresas. Os custos que envolvem a inovação sustentável, o redesenho de produtos, as flutuações na cadeia de abastecimento e as certificações resultam no incremento dos preços, que podem se tornar um desafio.
A Izzy desenvolveu a primeira máscara de desperdício zero que usa embalagens recicláveis e reutilizáveis
A inovação digital está remodelando a forma como varejistas, fabricantes e consumidores fazem a transição para uma nova era de transparência ambiental. Ferramentas de tecnologia, como rotulagem digital de produtos e aplicativos móveis de rastreamento, ajudam os consumidores a rastrear as alegações éticas, a pegada de carbono e os hábitos de reciclagem diretamente de seus telefones. Os millenials e a geração Z, especialmente, sentem que podem fazer a diferença por meio de suas escolhas. Esse grande grupo consumidor do futuro usará ferramentas para garantir um impacto mínimo no clima. Quanto mais ofertas se alinharem com as expectativas dos Agentes do Clima, mais as marcas verão seus produtos e serviços repercutirem.
